Novo

O mundo é rosa no mês de Outubro


  O mundo é rosa no mês de Outubro

Por: Laís Di Lauro

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos onde empresas, população e entidades colaborativas se mobilizavam para realizar campanhas e ações contra o câncer de mama - incluindo formas de prevenção e detecção da doença. Logo depois o congresso americano oficializou Outubro como mês da prevenção do câncer de mama no país.

O laço cor-de-rosa foi adotado como símbolo da  campanha em 1990. No começo as cidades se enfeitavam com laços dessa cor para incentivar a população a aderir ao movimento.


Outros países também se engajaram e adotaram o mês como oficial de prevenção ao câncer de mama, que, atualmente, é um evento mundial. No Brasil, em 02 de Outubro de 2002, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa - na data comemorativa dos 70 anos do encerramento da revolução – revelando apoio à causa. A iniciativa, que partiu de um grupo de mulheres, contou com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos.  A partir de então, o movimento no país cresceu e várias outras ações colaboram com a campanha.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno, e é a maior causa de morte por câncer nas mulheres. É o segundo mais comum entre o sexo feminino no mundo e no Brasil correspondendo a 25% dos novos casos da doença, de acordo com levantamento realizado pelo INCA. Geralmente atinge mulheres com mais de 35 anos e não há uma causa única específica para o problema cuja possibilidade de ocorrência aumenta à medida que a mulher envelhece, Todavia, a doença também pode ameaçar homens, na proporção de um por cento.

A doença é detectada através de alguns exames simples, cuja realização deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, como o exame clínico da mamografia.
Auto Exame da MamaAlém disso, o autoexame das mamas, que pode ser realizado em casa, é muito importante, pois possibilita conferir se há algum nódulo ou irregularidade nos seios (caso se perceba alguma anormalidade é imprescindível procurar um médico para diagnóstico e tratamento, se necessário).

Segundo o médico Alessandro Hartmann, “O câncer de mama pode ser percebido pela mulher como um caroço, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja ou surgirem alterações no bico do peito, o mamilo. Também podem aparecer pequenos caroços na região embaixo dos braços, nas axilas. Lembre-se de que nem sempre essas alterações são sinais de câncer de mama”.

Quanto antes diagnosticado maiores serão as chances de cura, podendo chegar a 100% se identificado na fase inicial.

É importante ter-se consciência de que esse é um problema real, que atinge centenas de mulheres por todo mundo, que muitas vezes nem sabem sobre a doença ou como detectá-la.

Nenhum comentário