Novo

I Semana de Jornalismo: Mostra de Documentários encerra com poesia urbana e cinema potiguar

Por Leonardo Figueiredo


Foto: Vitória Laís 

A paixão pelo cinema e a linguagem poética marcaram o último dia da Mostra de Documentários da I Semana de Jornalismo, realizada na sexta-feira 12 de maio no Departamento de Comunicação Social (DeCom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na ocasião foram exibidas duas produções: Mobilidade Urbana, de Rodrigo Maker, e Yes, Nós Temos Cinema, de Lenart Veríssimo. 

Quando cursava Produção Cultural, Lenart teve a ideia de produzir um documentário como trabalho de conclusão de curso. Durante esse período ele já era envolvido em trabalhos de audiovisual, chegou a participar de alguns festivais e atualmente é aluno de Comunicação Social - Audiovisual. Dessa forma, unindo a vontade com a afeição pela sétima arte, surgiu Yes, Nós Temos Cinema.

“Eu queria falar do cinema potiguar, pois não via muita coisa acontecendo. Eu precisava que os envolvidos falassem suas vivências em formato de filme. Foi uma experiência gratificante e algumas dificuldades eu senti na própria pele. É fazer cinema falando de cinema”, explicou. 

Foto: Vitória Laís

Rodrigo Maker, aluno de Jornalismo e que trabalha como cinegrafista em uma emissora local, usou um espaço de tempo de três minutos e 15 segundos para abordar uma temática pertinente a todos que enfrentam diariamente o trânsito da capital potiguar. O vídeo contém a participação de um membro do grupo de ciclistas Xô Aperreio, que relata as dificuldades encontradas por todos aqueles que praticam ciclismo em Natal.

O vídeo, inclusive, é utilizado pela equipe de ciclismo para trabalhar questões de cidadania em escolas públicas. Para Rodrigo, realizar esse trabalho foi bacana porque lhe trouxe a oportunidade de fazer algo diferente do jornalismo televisivo. “Você pode fugir do clichê do jornalismo, que é início, meio e fim. Lá é tudo predeterminado. Aqui posso usar uma linguagem mais poética, deixando escapar uma cena desfocada para captar uma poesia mais bonita. Foge do jornalismo, mas sem perder a essência de dar voz a uma classe e à necessidade pela qual está passando”, admitiu.

A Mostra de Documentários exibiu oito produções de média e curta-metragem durante os dias 9 a 12 de maio. Bolsistas e voluntários do projeto de extensão Quer saber? participaram da iniciativa, que deu a chance para sonhadores como Lenart e Rodrigo contarem suas histórias apaixonantes e inspiradoras. É disso que o público gosta. 

Confira no link a seguir a produção Mobilidade Urbana: https://www.youtube.com/watch?v=7cHySEv9aCY

E aqui o teaser de Yes, Nós Temos Cinema: https://www.youtube.com/watch?v=wu4ufQL-KUw.

Nenhum comentário