Novo

Sana 2017: O primeiro dia foi marcado pelo compromisso com a arte e a cultura

Por Ana Flávia Sanção, Leonardo Figueiredo e Marcelha Pereira

O escultor Alex Oliver (Foto: Ana Flávia Sanção)
x
Começou nesta sexta-feira (14) o Sana 2017. Nada menos do que o maior evento de Cultura Pop e Geek do Norte/Nordeste do Brasil. Ele foi criado em 2001 por um grupo de amigos fãs de conteúdo pop: games, animes, tecnologia, arte, quadrinhos, animações, séries, filmes e cosplays.


Tornando-se referência, o Sana reúne aproximadamente 100 mil pessoas todos os anos em Fortaleza, no Ceará. Acontecendo duas vezes ao ano (janeiro e julho), tem cerca de 30% do público fiel vindo de outros estados - o que contribui para o turismo da cidade e justifica a fama do evento.



O primeiro dia teve como principais atrações Alex Oliver, Artists Alley, Kpop Pocket, Inemafoo e Cosplays.


Alex Oliver é um dos maiores artistas plásticos atualmente. Com 46 anos, já viajou para fora do país para trabalhar na Blizzard e anos depois trouxe toda a experiência adquirida para o Brasil. Nascido em Fortaleza, está no Sana para frisar o quão necessário é produzir arte na cidade onde vive. Suas esculturas tratam de personagens famosos para o público geek, como Gandalf e Wolverine.

Artes de Sheryda Lopes. Foto: Caderno de Pauta
E para quem gosta de desenho, a Artists’ Alley era presença marcada. 48 artistas se revezavam entre horários para exposição e venda de seus trabalhos. Os artistas eram variados, diferentes técnicas eram exibidas. Arte computadorizada, de quadrinhos e de aquarela chamavam atenção do público. Todos e todas estavam contentes por terem a oportunidade de mostrar seus desenhos e conversar com quem quisesse saber mais sobre eles. Alexia Martins, de 14 anos, demonstrou muita felicidade ao falar que era sua primeira exibição no Sana.

Kpop Contest (Foto: Ana Flávia Sanção)

No palco Art & Fest ocorreu o Kpop Contest. Antes da atração, vídeos de bandas de Kpop começaram a passar e movimentou os fãs que dançavam e gritavam a cada nova música. Quando as apresentações deram início, todos se organizaram e deram apoio para cada amigo e amiga que subiam ao palco. Cada dança apresentada mostrava um grau excepcional de compromisso. Até quem não conhecia muito sobre o mundo do pop coreano, se sentiu na obrigação de parar e prestar atenção no que estava sendo feito pelos jovens e adultos.

O Youtuber Inemafoo também compareceu ao evento no palco do Arena Games. Ele é um dos maiores canais de Minecraft do Brasil e conversou com alguns fãs, falando sobre a experiência dele com games no YouTube. Em entrevista para a nossa equipe, comentou que “Ser um dos maiores foi consequência, foi do nada. É consequência do trabalho. O Minecraft eu sempre jogava, aí eu falei ‘Ah, se eu jogo isso aqui, vou gravar.’, Eu tentei gravar outras coisas, não gostei tanto, preferi o Minecraft. Optei por ele e depois fui colocando outros tipos de conteúdo – vlog, jogo diferente... Mas o Minecraft continua o principal”.

A interação do Youtuber Inemafoo com o público (Foto: Equipe SANA)

Por último, apesar de não ser o dia do Desfile de Cosplay, muitos fãs foram caracterizados de seus personagens preferidos. O temeroso Jason, do filme Sexta-Feira Treze; a Daenerys Targaryen e Tyrion Lannister, de Game of Thrones; e o Goku, que não poderia deixar de faltar, foram apenas alguns dos variados ícones que foram levados ao evento.

Nenhum comentário