Novo

Abertura da Campus Party Natal traz tecnologia aeroespacial ao RN

Por Anna Vale
Foto: Divulgação Campus Party Natal.

Está ocorrendo em Natal, desde o dia 11 até 15 de abril, no Centro de Convenções, a “maior experiência tecnológica do planeta”: a Campus Party. O evento, apesar de focado nos jovens, atrai um público de todas as idades com sua temática voltada para a inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e o universo digital. Este ano, traz uma programação bastante direcionada para o envolvimento do Brasil no mercado da exploração espacial, por conta do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim.
O primeiro dia do evento teve início à tarde, com o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB) transmitido ao vivo, diretamente da CLBI, para o palco Empreendedorismo & Startup, após apresentação dos detalhes pelo diretor do centro, o Tenente-Coronel Engenheiro Fábio Almeida, e Dino Lincoln, embaixador da Campus Party Brasil.
Já à noite, houve a abertura oficial da CP Natal, com discurso do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, que explicou que cada edição do evento é diferente, por conta das sugestões feitas por cada comunidade, e agradeceu a colaboração de todos os envolvidos, o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria e os parceiros do evento, a USE Telecom e Telebras. Muitos dos parceiros também vieram ao palco parabenizar a realização.
Astronauta Marcos Pontes. Foto: Divulgação. 
Então, foi a vez dos representantes da Agência Espacial Brasileira, os quais ressaltaram a importância do investimento no desenvolvimento da ciência e da tecnologia, destacaram ainda como a presença da Campus Party na cidade a valoriza, mencionando seu “horizonte promissor”.
A abertura foi apresentada pelo diretor geral da Campus Party Brasil, Tonico Novaes, vestido de Spock, personagem da série Star Trek, que animou o público com a reprodução de memes e entrega de ingressos VIP para o evento. Mas até ele foi surpreendido: para comemorar seu aniversário, que acontecia na noite de abertura, recebeu como presente de Gabe Gabrielle, engenheiro da NASA, figurinha repetida na CP e grande amigo do diretor, uma homenagem histórica: seu nome em um dos tijolos da “Spacewalk of Fame” no John F. Kennedy Space Center, em Houston.
Para fechar a primeira noite da feira, continuando na temática de exploração espacial, Marcos Pontes, o primeiro e único astronauta brasileiro, entrou no palco principal, Feel the Future, para contar sua trajetória de vida na conferência “Como transformar os seus sonhos em realidade”. Marcos falou desde seu primeiro retorno e do que aconteceu após seu retorno à Terra.
A programação oficial da Campus Party Natal começou nessa quinta-feira e será aberta ao público das 10h às 21h gratuitamente no espaço Open Campus.

Nenhum comentário