Novo

Confira os destaques da programação de sexta-feira na Campus Party Natal

Por Anna Vale, Ana Flávia Sanção, Germano Freitas, Luiz Gustavo, Marcelha Pereira e Suzie Chagas
O segundo dia de programação da Campus Party Natal começou na madrugada de quinta para sexta com palestras, workshops, campeonatos e muito mais. Com várias atrações acontecendo ao mesmo tempo, o Caderno de Pauta traz alguns destaques de cada área para vocês. 

No Empreendedorismo, as palestras “Aprenda a domar o seu dinheiro” e “Como inovar e empreender dentro de sua empresa” foram duas que chamaram a atenção do público. Na área dos Games, teve espaço livre para jogos e campeonatos. Na Tecnologia, as palestras “O lugar da mulher é na tecnologia” e “Programadores: O que são? De que se alimentam? Eles precisam de salário?” são duas de várias conversas que conquistaram o público. 

Na Educação, “Almanaques da Computação: o poder dos gibis na educação” e “Da Magia à Ciência: Criação de Vídeos como veículo de motivação e aprendizagem” abriram espaço para a discussão sobre formas criativas de ensinar. Na Astronomia, as conversas “Habitat Marte: o espaço é agora!” e “A missão Cassini a Saturno” trouxeram temas interessantes para quem ama a área. 


EMPREENDEDORISMO

Palestra "Aprenda a domar seu dinheiro". Foto: Equipe Grupert.

Logo pela manhã, ocorreu das 11h45 às 12h45 a palestra “Aprenda a domar o seu dinheiro”, ministrada por Raí Vitor, na Comunidade LEP. O foco foi ensinar alguns métodos de como gastar dinheiro com consciência. Questionamentos foram feitos para os participantes, de forma a inseri-los em um contexto “problemático”, e o espaço foi construído através do diálogo.

No palco Entrepreneurship & Startup, o início da tarde seu deu com a palestra “Os 10 passos para tirar sua Startup do Papel”, seguida de “PeopleChain - Networking a partir das comunidades digitais” e “IoT: perspectiva econômica e oportunidades de negócio”. O destaque aconteceu às 16h, com “Como inovar e empreender dentro de sua empresa”, uma conversa sobre como empreender sem necessariamente ter uma empresa, mas principalmente sobre como ser inovador. Ministrada por Ricardo Abreu, a palestra teve duração de 45 minutos. À noite, o último bate-papo ocorreu às 19h, “Hackeando a Educação na prática”, com algumas outras atividades voltadas à área acontecendo no palco Games & Creativity até as 23h.


GAMES

Cosplayers representando Garen e Vi, do jogo League of Legends. Foto: Equipe Grupert.


O que mais chama a atenção dos campuseiros são as áreas livres de jogos. No espaço “Free Play”, os visitantes enfrentam filas para poder desfrutar alguns minutos de seus jogos favoritos. Além disso, a noite foi reservada para a primeira fase do campeonato de Counter Strike. 

O espaço da GGCON continuou movimentado durante o segundo dia de programações oficiais, os campuseiros desfrutaram de consoles com jogos como Injustice 2, Street Fighter V e Fifa 18. Para completar o combo, o espaço ainda trouxe cosplayers que representavam personagens do aclamado jogo League of Legends. 


TECNOLOGIA
Emmanuelle Richard. Foto: Equipe Grupert.

Para começar o dia, “Segurança e privacidade na Internet: Você é o que você clica e aceita!” contou como o comportamento do usuário de internet ainda é seu maior inimigo na questão de segurança. Uma sequência ainda leve foi a palestra “Indústria 4.0 e IoT e seus impactos na sociedade”, que explicou o novo conceito de indústria.

O palco Feel the Future foi mais uma vez centro de um público grande. Essa tarde os campuseiros se reuniram para prestigiar a palestra “O lugar da mulher é na tecnologia e onde mais ela quiser”, ministrada pela estudante de Tecnologia da Informação e programadora Emmanuelle Richard. Numa linguagem acessível e dinâmica, Emmanuelle envolveu a plateia numa conversa sobre a posição da mulher no mundo tecnológico e em diversas outras opções, trazendo vídeos, fotos e charges. 

Ocorreu às 16h a palestra “Evolução do Casemod” com Marciel Barreto no Palco Coders & Makers. O modder discutiu sobre a cultura dos casemods e o desenvolvimento da prática. Além disso, Marciel falou sobre suas experiências em eventos internacionais, mostrando suas principais obras e conquistas.

Mais adiante, no final da tarde, André Noel subiu ao palco Feel The Future para falar sobre programadores de forma bem humorada sobre “O que são? De que se alimentam? Eles precisam de salário?”. Logo após, no mesmo palco, houve uma roda de conversa com personalidades, como o Tenente-Coronel Almeida, do CLBI; o professor José Henrique, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Gabe Gabrielle; Dino Liconl, e outros, para falar sobre a situação e perspectivas da tecnologia aeroespacial brasileira.

Bate papo sobre as “Mulheres na tecnologia” aconteceu na mesa W3E às 16hrs. A conversa foi mediada por Gardênia Yara Dantas. O bate papo teve como objetivo incentivar as mulheres a partir do compartilhamento de suas histórias pessoais, levando a reflexão de que a mulher está desbravando caminhos em todas as áreas do conhecimento e a importância disso. “E se numa sala de aula só existe uma mulher, é algo que pode ser enxergado como algo positivo, pois aquela pessoa conseguiu, ela é a prova de que se uma conseguiu todas conseguiremos”, afirma Emmanuelle Richard, coordenadora do projeto W3E. 

O projeto Autonomus foi apresentado na mesa W3E no início da noite. A apresentação foi realizada pelos idealizadores do projeto Beatriz Soares de Souza, Diego Bruno Dantas, Cefas Rodrigues, Hugo Granjeiro Soares e Gustavo Barbosa. Eles apresentaram o projeto que nasceu com o objetivo de dar autonomia na comunicação para deficientes sem coordenação motora. 


EDUCAÇÃO
Palestra Almanaques da Computação: o poder dos gibis na educação. Foto: Equipe Grupert. 

A palestra “Almanaques da Computação: o poder dos gibis na educação” aconteceu das 12h às 13h no palco Steam, ministrada por Cícero Santos e Ícaro Silva. Eles discutiram a importância e as formas de utilizar histórias em quadrinhos de forma interdisciplinar nas séries iniciais. Para eles, é de extrema importância estimular a leitura e o raciocínio lógico em todas as idades. Eles também levantaram a bandeira da representatividade nos personagens: é fundamental incluir mulheres e negras, por exemplo.

Logo após, começando às 13h, ocorreu a palestra com Amadeu Albino Jr sobre o ensino de física na internet. “Da Magia à Ciência: Criação de Vídeos como veículo de motivação e aprendizagem” teve duração de 1h no palco Educação do Futuro. O professor Amadeu fez experimentos ao vivo e encantou todo o público com suas “mágicas”. O segredo de tudo, segundo ele, é o ciclo motivacional entre aluno-professor que todo o processo de construção e compartilhamento dos vídeos produz.

O resto do dia transcorreu com mais dois workshops, “Criação de jogos acessíveis com Makey Makey extensão de programação scratch” e “Oficina de robótica com Elementos Estruturais”, e a palestra “Makey Makey and Bass: invenção e criatividade na educação”. 


ASTRONOMIA
Dra. Rosaly Lopes. Foto: Divulgação.
Logo cedo, houve “Habitat Marte: o espaço é agora!” mostrando a pesquisa feita para a ida a marte e até uma possível colonização do planeta vermelho. E seguindo o estudo de planetas, um dos grandes destaques do dia foi a Dra. Rosaly Lopes em “A missão Cassini a Saturno”, onde a cientista da Nasa explicou a história e os dados conseguidos com a missão.

José Dias do Nascimento, Astrofísico brasileiro ministrou a palestra "O que faz um planeta ser habitável?’’ no palco Steam. Com uma apresentação ilustrada, o professor apresentou quais são os critérios para a constatação de vida em outros planetas e as projeções futuras para o frutos desse tipo de pesquisa. O Astrofísico desenvolve projetos nessa área de pesquisa a muitos anos, e seu desempenho no campo já lhe rendeu reconhecimento internacional além de alguns prêmios, como por exemplo a medalha de mérito científico cultural Câmara Cascudo em 2014.


OUTROS
UTC no Palco Feel The Future. Foto: Equipe Grupert.

O evento ainda trouxe o time dos Irmãos Castro para animar o final da noite no palco Feel the Future com o Ultimate Trocadilhos Competition (UTC) e brincadeiras humorísticas, reunindo até então a maior platéia do palco. Os youtubers chamaram voluntários ao palco para participar da competição e o público que assistia participou ativamente. Ao final, os convidados receberam os fãs para uma sessão de fotos e um rápido bate-papo. 

A autoestima da mulher na tecnologia” foi uma palestra ministrada por Ana Cristina de Medeiros, coach de autoestima. Com início às 10:30 na mesa W3E, a palestra abordou a forma de que as mulheres são desmotivadas a entrar no campo tecnológico desde cedo, na primeira infância, e os efeitos disso na profissionalização feminina dentro das ciências exatas. 


A Campus Party Natal continua esse sábado, com destaques como o entusiasta espacial Marcos Palhares, no palco Feel The Future, e com o Open Campus aberto ao público das 10h às 21h.

Nenhum comentário