Novo

UFRN realiza 2ª edição da Semana de Jornalismo com o tema “Fake News e a Era da Pós-Verdade”


Acontece entre os dias 23 e 25 de Maio, a 2ª Semana de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). O tema da edição deste ano é “Fake News e a Era da Pós-Verdade” e será realizado na sede do Departamento de Comunicação Social (Decom).

Em 2017, o evento contou com a presença de Leandro Fortes, da Agência Cobra Criada, como conferencista principal, além de atividades diversificadas que abordaram as diferentes áreas e formas de praticar o Jornalismo, fazendo jus à temática: “Novos Formatos e Novas Linguagens”.

Quem faz a Semana de Jornalismo?

A experiência de aprendizado e interação reúne profissionais, docentes e estudantes do Jornalismo para discutir um tema em destaque na área, através de palestras, minicursos, oficinas e intervenções artísticas.

Em 2017, a 1ª Semana de Jornalismo da UFRN contou com a participação de 28 voluntários do departamento na comissão organizadora. Já em 2018, esse número mais que duplicou: são 68 pessoas, entre alunos e colaboradores, dispostos nas equipes de Apoio Técnico, Assessoria, Fotografia e Redes Sociais.

A coordenação do evento, este ano, está sob a responsabilidade do Professor Dr. Daniel Dantas Lemos, do Departamento de Comunicação Social da universidade.

Fake News e a Era da Pós-Verdade

A expressão fake news é usada para se referir a notícias falsas ou imprecisas que são divulgadas, em sua grande maioria, na internet. O termo originado da língua inglesa significa literalmente “notícias falsas”, em português. Numa conjuntura em que a sua proliferação se torna uma ameaça ao ofício jornalístico, é responsabilidade de toda uma comunidade refletir, educar e combater tal prática.

2ª Semana de Jornalismo da UFRN

A programação desta edição conta com oficinas, minicursos, mostras, mesas-redondas e intervenções que englobam a temática do evento. Além disso, no primeiro dia, 23, haverá a conferência de abertura da Semana, com a presença da jornalista Cynara Menezes (Socialista Morena).

Os interessados em participar devem se inscrever no site da Semana de Jornalismo, que pode ser acessado no link: bit.ly/2Gc6vsK. Em seguida, os inscritos devem preencher os dados nos formulários em cada oficina que queira participar.

A programação completa pode ser conferida a seguir:

23 DE MAIO – QUARTA-FEIRA
13h às 15h

Oficina: Jornalismo investigativo: métodos e técnicas de investigação jornalística nos meios digitais. – Daniel Dantas Lemos (SALA 1) – (Parte 1/3).

Oficina: Ciranda textual sobre artigos científicos na área de comunicação – Cida Ramos (SALA 2).

Oficina: O jornalismo e o equilibrista ou o texto criativo na corda bamba. Uma oficina sobre a escrita jornalística e a criatividade – Thays Helena Silva Teixeira (SALA 3) – (Parte 1/3).

Oficina: Comunicação e expressão corporal: o corpo como instrumento do fazer jornalismo – Manoel Ataide de Melo Neto (SALA 4).

Oficina: Fact-checking – Cledivânia Pereira (SALA 5) – (Parte 1/2)

15h às 17h

Oficina: Fake News na Cultura Pop – Carla Menezes e Erica Zuza (SALA 1).

Oficina: Como os perfis literários cumprem uma função de humanizar as pessoas e gerar empatia nos leitores? – Jadeanny Arruda, Michelle Ferret e RN Invisível (SALA 2).

Oficina: Observatório Amaru: ferramenta de monitoramento das violações de direitos humanos na mídia eletrônica (SALA 3).

Minicurso: Videorreportagens na web: formatos e técnicas – Álvaro Miranda e Bruna Justa (SALA 4) – (Parte 1/2).

Oficina: Jornalismo esportivo. – Bruno Wesckley Batista de Araújo (SALA 5).

Abertura da Mostra Fotográfica – Departamento de Comunicação.

17h às 19h

MOSTRA AUDIOVISUAL – (Auditório do Departamento de Comunicação).

19h às 21h

Conferência de abertura da Semana de Jornalismo 2018 – Cynara Menezes (Socialista Morena).


24 DE MAIO – QUINTA-FEIRA
13h às 15h

Oficina: Jornalismo investigativo: métodos e técnicas de investigação jornalística nos meios digitais. – Daniel Dantas Lemos (SALA 1) – (Parte 2/3).

Oficina: Comunicação para movimentos sociais – Frente Brasil Popular (SALA 2).

Oficina: O jornalismo e o equilibrista ou o texto criativo na corda bamba. Uma oficina sobre a escrita jornalística e a criatividade – Thays Helena Silva Teixeira (SALA 3) – (Parte 2/3).

Oficina: Linguagem Fotográfica para Dispositivos Móveis – Alice Andrade e Beatriz Paiva (SALA 4).

Oficina: Usando métodos ágeis e ferramentas digitais na produção diária de conteúdo transmídia – Paulo Roberto Moreira (SALA 5).

Oficina: Fact-checking – Cledivânia Pereira (SALA 6) – (Parte 2/2).

15h às 17h

Oficina: Fake News: Baseado em Fatos Reais. Exibição de documentário e debate sobre a relação entre notícias falsas e mídias hegemônicas. – Antonino Condorelli (SALA 1).

Minicurso: Videorreportagens na web: formatos e técnicas – Álvaro Miranda e Bruna Justo (SALA 2) – (Parte 2/2).

Oficina: Tópicos básicos em Assessoria de Imprensa – Stephanie Coelho (SALA 3) – (Parte 1/2).

Minicurso: O processo criativo na fotografia: entre o documental e a arte contemporânea – Alexandre Ferreira dos Santos (SALA 4) – (Parte 1/2).

17h 19h

MOSTRA AUDIOVISUAL – (Auditório do Departamento de Comunicação).

18h30 

Intervenção artística do Projeto de Extensão Teles e Textos – (Entrada do Decom).

19h às 21h 

Sarau Insurgências Poéticas – (Anfiteatro, frente ao Decom).


25 DE MAIO – SEXTA-FEIRA
13h às 15h

Oficina: Jornalismo investigativo: métodos e técnicas de investigação jornalística nos meios digitais. – Daniel Dantas Lemos (SALA 1) – (Parte 3/3).

Oficina de Agitação e Propaganda – Levante Popular da Juventude (SALA 2).

Oficina: O jornalismo e o equilibrista ou o texto criativo na corda bamba. Uma oficina sobre a escrita jornalística e a criatividade – Thays Helena Silva Teixeira (SALA 3) – (Parte 3/3).

15h às 17h

Oficina: Jornalismo além das fronteiras: Como se preparar para o mercado de trabalho com experiências fora do RN - Marina Cardoso (SALA 1).

Oficina: Tópicos básicos em Assessoria de Imprensa. – Stephanie Coelho (SALA 2) – (Parte 2/2).

Minicurso: O processo criativo na fotografia: entre o documental e a arte contemporânea – Alexandre Ferreira dos Santos (SALA 3) – (Parte 1/2).

Oficina: Venda Mais nas Redes Sociais: Conheça 4 passos para o Sucesso no Marketing Digital – Vanessa Carvalho (SALA 4).

17h às 19h 

Mesa redonda: “Fake news e a era da pós-verdade”. – Participantes: João Victor Leal - (Agência Saiba Mais), Ricardo Araújo (Tribuna do Norte), Professor Eduardo Pellejero (Departamento de Filosofia da UFRN) – Medição: Professora Socorro Veloso – (Auditório do Departamento de Comunicação).



Para mais informações, acompanhe as redes sociais:

Instagram (@semanadejornalismoufrn): https://www.instagram.com/semanadejornalismoufrn/

Facebook: facebook.com/SemanadeJornalismoUFRN

Nenhum comentário